A resiliência existe a partir das relações

 

olhar

“Um dia meu pai falou à mim e à minha irmã: ‘vou dar a vocês uma fábrica e uma fazenda. Certa vez ele explicou: essa é uma metáfora daquilo que já está dentro de vocês.”

Sabedoria de pai e mãe

 

Outro dia li um artigo antigo, mas atual, que dizia que precisamos ser validados pelos outros constantemente. Isso é fato. Por mais que acreditemos em nós, o fato é que, sem o retorno do outro, nós ficamos desatualizados de nós mesmos (como dizia a poeta Elisa Lucinda) e ainda não tem sentido continuar.

E isso, se por um lado, torna-nos inseguros, por outro, faz-nos lembrar da importância de não sermos autossuficientes e de termos outras referências para balizar nosso comportamento.

O fato de alterarmos a referência eu-outro, seja por insegurança, seja por curiosidade, fortalece-nos. Caso contrário, construiremos muros entre nós e a realidade e morreremos ilhados em nossas próprias convicções.

Olhar para fora nos faz enxergar mais longe… Faz-nos questionar se o meu melhor foi o melhor ali, de fato. E se foi, foi só naquele momento. Há ainda muitos momentos para treinarmos.

“A vida não tem ensaios, mas tem novas chances” – Elisa Lucinda

Então, faça sempre esse convite a si mesmo: olhe para dentro e, ao se entregar e aguardar a validação, faça isso sem presunção. Acredite na possibilidade que existe na troca, no compartilhar, sem precisar defender algo pronto. Como crianças que brincam e jogam e constroem identidade no pluralismo da espontaneidade.

Afinal, nada está pronto. Tudo já está aí dentro, em potencial, aguardando o momento para florescer.

 

Referências:

MACEDO, L. Brincar é mais que aprender. A brincadeira é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/120/brincar-e-mais-que-aprender?utm_source=tag_novaescola&utm_medium=facebook&utm_campaign=mat%C3%A9ria&utm_content=link, acesso em 23.01.2017

 

KANITZ, S. O Poder da Validação. Artigo publicado na Revista Veja, edição 1705, ano 34, nº 24, 20 de junho de 2001, pág.22. Disponível em: http://blog.kanitz.com.br/poder-validacao/, acesso em 22.01.2017

 

Grande abraço,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: crifmonteiro@gmail.com

 

 

2 Comentários


  1. Oi Cris, adorei o texto 🙂
    Estou passando por um momento bem complicado e o texto me confortou.

    Att,

    Responder

    1. Olá Lucas! Que bom que gostou do texto e que a reflexão lhe auxiliou neste momento difícil. Qualquer coisa, conte comigo! Um abraço, Cris.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *