Identificando a Resiliência em Gestores de Pessoas

leader_or_coach

Traçarei aqui um comentário a partir da análise do link feita pela Sociedade Brasileira de Resiliência (SOBRARE) a respeito da aplicação de uma pesquisa em gestores para verificar seus níveis de resiliência e vulnerabilidade, realizada por Marcelo Barragan.

Resgatando a escala de resiliência:

 

  • Padrões Comportamentais de Passividade: caracterizados pelo comportamento emocional de pessimismo e submissão ou aceitação do indivíduo frente aos impactos do estresse.
  • Padrões Comportamentais de Excelência: demonstram a existência de equilíbrio entre os padrões de comportamento de passividade e impulsividade, o mais distante do comportamento de vulnerabilidade em relação ao estresse.
  • Padrões Comportamentais de Intolerância: caracterizados pelo comportamento emocional de hostilidade frente às adversidades. Demonstra que a pessoa apresenta nervosismo, ansiedade e raiva no enfrentamento do estresse.

 

O que destaco a partir desta pesquisa:

Dos oito modelos de crença que foram analisados, três deles se destacam em relação à escala de resiliência para os gestores:

 

  • Empatia – maior índice de resiliência. “Capacidade de se colocar no lugar dos outros, de entender a situação pela ótica do outro, de auxiliar no atendimento da necessidade do outro, de obter o engajamento das pessoas, a conectividade e a reciprocidade entre as pessoas” (BARRAGAN).

 

  • Leitura Corporal – baixa resiliência e alta passividade. “Capacidade de identificar as próprias reações físicas e mentais e preparar-se para enfrentar as adversidades” (BARRAGAN).

 

  • Autocontrole – baixa resiliência e alta intolerância. “Envolve a capacidade de se controlar emocionalmente diante do novo e consiste em amadurecer no comportamento, visto que será este comportamento o percebido por outras pessoas” (BARRAGAN).

 

resiliencia

Os gestores desta pesquisa mostraram-se, de modo geral, resilientes.

Interessante notar que a variável que mais os ajuda nesse processo de resiliência é a Empatia – eu em relação ao outro – e as que mais os perturbam são as variáveis relacionadas a crenças consigo mesmo (leitura corporal e autocontrole).

Além desta variável, as variáveis em relação ao meio e à vida também mostraram-se como potenciais de auxílio à condição de resiliência: Análise de Contexto e Sentido de Vida. O primeiro deles considera a capacidade de identificar o ambiente, os riscos, os fatores de proteção, os conflitos, as necessidades e as causas das adversidades. Já o Sentido de Vida se evidenciou com destaque como mais próximo da resiliência, o que pode estar atrelado a um propósito em relação ao cargo de chefia e liderança, visando a autorrealização e a obtenção de resultados positivos.

liderança_11

Vale destacar que em relação a esses dois últimos modelos de crenças (Leitura Corporal e Autocontrole), a vulnerabilidade encontra-se em sentido inverso: enquanto temos a alta passividade em relação à percepção do corpo frente ao stress, temos a alta intolerância em relação ao autocontrole emocional. O que podemos concluir que, como reflexo, o corpo, não usado como ferramenta em relação ao stress, fica sendo refém das emoções.

Portanto, verificamos novamente que a resiliência é devido a um conjunto de fatores (indivíduo em relação a ele mesmo, ao grupo, ao meio e à vida).

 

Referências:

 

BARRAGAN, Marcelo. Resiliência em gestão de pessoas: identificando o perfil de
resiliência de gestores a partir da aplicação da pesquisa
quest_resiliência. Disponível em: <http://sobrare.com.br/Uploads/20161014_artigo_resilincia_em_gesto_de_pessoas_-_marcelo_rodrigues_barragan.pdf.>, acesso em 04.08.2017.

 

SOBRARE. Resiliência e Gestão de Pessoas: Identificando a Resiliência de Gestores. Disponível em: <http://sobrare.com.br/resiliencia-e-gestao-de-pessoas/?utm_campaign=novo_post_no_blog_proj-pesq_-_gestores_resilientes&utm_medium=email&utm_source=RD+Station>, acesso em 04.08.2017.

 

Grande abraço,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: crifmonteiro@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *