No trabalho, o que é mais importante: fazer o que gosta ou gostar do que se faz?

 

paixao-trabalho-empreender

Nosso próximo encontro virtual e gratuito, que será dia 13 de março, segunda-feira, às 20h, falaremos sobre o trabalho, no que tange à diferença de visão entre fazer o que gosta e gostar do que se faz e como então ser um profissional realizado.

Aparentemente é apenas um trocadilho, mas, são condições completamente diferentes. “Fazer o que gosta” é uma postura que parte de nós: do que gostamos, o que desejamos, para onde vamos. “Gostar do que se faz” envolve uma inversão de perspectiva: já estou inserido em um trabalho ou em uma instituição, com dificuldades e vantagens, sem grandes possibilidades de mudança, e preciso estar na minha melhor condição, ou seja: preciso gostar do que faço.

Essa inversão de foco traz consigo um amadurecimento: “fazer o que gosta” parte de nós para o mundo (visão egocêntrica), gostar do que faz parte do mundo para nós (visão holística). Normalmente, quando escolhemos nossa carreira pela primeira vez, acreditamos que fazer o que gostamos é o ponto principal, ou um deles. No entanto, com o tempo, tendemos a sentirmo-nos mais confortáveis e confiantes nas instituições que nos aceitaram, onde nos desenvolvemos. Inclusive, é válido lembrar que nas entrevistas de emprego, costumam perguntar o que fizemos e não o que gostaríamos de ter feito.

No encontro do dia 13.03.17, Cristina Monteiro e Luiz Monteiro irão abordar o tema em questão partindo, principalmente, do relato da carreira de sucesso do ex-auditor da Receita Federal Luiz Monteiro que, sempre defendeu, que seu sucesso foi devido ao fato de ter aprendido a gostar do que fazia.

E você, tem curiosidade de participar deste relato?

Então inscreva-se neste encontro pelo e-mail: contato@pontodepalestras.com.br dizendo no assunto: “Quero participar do encontro virtual do dia 13.03.17”. Até lá!

 

Grande abraço,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: crifmonteiro@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *