Orientação Profissional nas escolas

“Não podemos vir a ser o que  precisamos ser quando continuamos a ser o que somos.”  Max  De Pree

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Na semana passada, realizamos oficinas de Orientação Profissional em uma escola da Zona Oeste de São Paulo.

Os alunos pertenciam ao 3o ano do Ensino Médio e irão prestar vestibular no final do ano. Além de outras oficinas oferecidas por profissionais de diversas áreas, nossas oficinas tiveram o teor de fazer com que eles tivessem um primeiro contato com o autoconhecimento e com o universo das profissões, perpassando pela questão das escolhas conscientes, indo além do gosto/não gosto, um contato inicial com o mundo do trabalho.

 

Como funciona o processo de Orientação Profissional

  • Funciona como um espaço de confiança, no qual podemos falar, ouvir, ser ouvido e perguntar
  • Considerar novas crenças, mais saudáveis e assertivas quanto à construção da nossa imagem no trabalho
  • Um espaço terapêutico orientado por profissionais: individualmente ou em um grupo

 

OBJETIVOS

  • Promover o autoconhecimento por meio de técnicas e diálogos reflexivos construtivos
  • Desenvolvimento da autonomia e do senso de responsabilidade pelo trabalho
  • Ter um direcionamento para o trabalho, em termos de carreira, mesmo em tempos de incertezas

 

GANHOS

  • Desenvolver a resiliência (equilíbrio) frente às situações estressantes e às situações de trabalho
  • Reconhecer seu perfil comportamental e definir com mais precisão quais as atividades mais produtivas para as habilidades levantadas
  • Desenvolver um projeto de vida com enfoque profissional, a fim de nortear novas possibilidades de atuação no mercado de trabalho

 

PÚBLICO

  • Aqueles que necessitam e desejam se desenvolver em termos de carreira e orientação para o trabalho
  • Que buscam o equilíbrio emocional para atingir resultados e ter bons relacionamentos no trabalho (inteligência social)

 

CONCEITOS

  • Enfoque Socioconstrutivista – a narrativa como prática contribui para a criação de sentido ao oferecer sentido na relação do sujeito com o mundo de forma dialética e contínua
  • Desenvolvimento de Competências Sociais – desenvolvimento de capacidades emocionais, sociais e cognitivas para melhor trato com situações cotidianas
  • Ferramentas de Coaching em Resiliência – busca o equilíbrio interno em busca de suporte frente a situações estressantes, ao revisitar crenças e propor novas soluções, com objetividade e clareza nas atitudes
  • Construção de um projeto de vida – reflexão e criação de de um plano de ação para o futuro com base em suas reais potencialidades

 

PLANEJAMENTO

  • Individual: 10 a 12 encontros de 1 hora por semana
  • Grupo (4 a 8 participantes): 8 a 12 encontros de 1h30 por semana

 

E então, ficou interessado?

Então entre em contato comigo e vamos agendar um primeiro contato sem compromisso.

 

Grande abraço,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: crifmonteiro@gmail.com

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