Respiração, mente e meditação

Espiritualidade é a expressão adequada de amor, compaixão e gentileza, em cada palavra, ação.

 

A partir da palestra sobre Meditação proporcionada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), ministrada por Amit Chatterjee, destaco algumas considerações significativas para quem me acompanha nessa trajetória de espiritualidade e meditação.

 

Respiração

Cada respiração é um tesouro.

 

A partir da obra Bhagavad Gita, destacou a importância de nos atermos ao fato de que mente e respiração estão correlacionadas.

A respiração muda de acordo com nosso humor.

Observar a respiração é observar a mente. Se você conseguir controlar sua respiração, conseguirá controlar sua mente. Ao observar a respiração e conhecer os pensamentos, é possível se preparar antes que eles lhe dominem e, então, eles irão embora.

A respiração une corpo e mente e,  desse modo, proporciona tudo o que precisamos na vida.

 

Mente

A mente é um instrumento que nos foi dado para acessarmos nossa alma.

 

A mente é nosso maior presente, mas é também a causa dos maiores males da nossa vida. Em nossa criação, nós nunca aprendemos a controlá-la. Ela nos engana para que fiquemos engajados com todos os pensamentos que surgirem.

É precioso reconhecer que existe uma fase anterior ao domínio dos pensamentos e, se atuarmos aí, a mente se tornará muito pacífica. Se você for capaz de controlar sua mente você será um expert em qualquer coisa que queira fazer. Isso leva tempo, exige prática e sua vida que virá pela frente será linda.

 

Meditação

Meditação é um caminho lindo e é o único que realmente te ancora na vida.

 

Quando meditamos, tomamos consciência da nossa batalha interna.

Os pensamentos têm três propriedades:

  • Expressarem-se por si sós;
  • Propulsionam-nos a algo;
  • Persistirem por algum tempo.

A meditação nos proporciona o aumento da capacidade de lidar com problemas e também nos destaca nesse quesito frente a outros, em se tratando de mundo corporativo.

 

Lembrando que este foi um resumo da palestra proferida por este grande mestre, também intitulado Swami Iswaranda. Ele pertence ao Instituto Kriya Yoga (www.kyria.org).

Deixo aqui o meu “muito obrigada” por tantos ensinamentos maravilhosos.

 

Sigam-me,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga (PUC-SP), Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae) e Psicanalista. Atende na clínica com psicoterapia (enfoque psicanalítico) e coaching em resiliência (controle do estresse) – consultório em Pinheiros (São Paulo). Ministra palestras e treinamentos comportamentais in company pela sua empresa Ponto de Diálogo e Reflexões. Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contatem-me: contato@cristinamonteiro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *