Mais meditação, menos medicação

Num mundo extremamente imediatista em que até a nossa saúde é vista como algo “mágico”, que precisa ser “resolvida” o quanto antes, é preciso repensar quais as alternativas que buscamos para aliviar e tratar nosso sofrimento mental.

Em comparação com efeitos medicamentosos, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) se baseia em treinar novos modos de lidar com os pensamentos sem cair na depressão. O foco foi a observação de emoções, pensamentos e comportamentos em relação a sintomas como a ruminação, bastante prejudiciais. Assim, observou-se que com a psicoterapia, a taxa de recaída da depressão diminui – o que não acontece com a interrupção da medicação – porque são quebradas as “cadeias da doença”, ou seja, os “padrões mentais” responsáveis para o acionamento dos sintomas.

Os padrões mentais são responsáveis por criar realidades, e isso pode ser observado, por exemplo, na diferença de comportamento entre o experienciar a tristeza em pessoas que nunca tiveram depressão e nas que são depressivas (ou já tiveram alguns episódios de depressão) – essas últimas vivem intensamente a tristeza mesmo nas situações mais brandas.

A conclusão, portanto, é que as pessoas que apresentam depressão precisam criar e experienciar novos padrões mentais.

Dentre os principais autores mencionados no texto estão: Segal, John Teasdale e Mark Williams, que se focaram no estudo da tomada de consciência a partir das quebras de conexão cerebrais. Além disso, criaram uma conexão entre o mindfulnesse a terapia cognitivo-comportamental (MBCT – Mindfulness Based on Cognitive Therapy) que, por meio da consciência amigável e do treino da respiração ajudavam as pessoas a estarem presentes momento após momento, reconectando-se. Os resultados de suas pesquisas foram de uma redução considerável das recaídas em pessoas que experimentavam a MBCT em relação àquelas que estavam fazendo apenas uso de medicação. Isso ocorre porque os treinos mentais atuam na plasticidade cerebral, fato que foi comprovado com a mudança ocasionada pela meditação na alteração dos circuitos cerebrais por meio de exames de imagem do cérebro.

O mais surpreendente, no entanto, foi reconhecer que a TCC e os medicamentos anti-depressivos, ambos produzem resultados positivos no caso da depressão, porém têm efeitos diferenciados no cérebro. O que acontece é que este responde diferentemente a cada um desses estímulos: no caso da TCC, diminuem as atividades do córtex frontal (que atuam na análise e interpretação) e aumenta-se as do hipocampo e amígdala (ligadas à compaixão). Tais reações são opostas às obtidas com o uso de medicamentos.

Ocorre, pois, uma mudança de padrão cerebral, além da criação de novos padrões de aprendizagem. Além disso, existem os efeitos colaterais dos medicamentos antidepressivos, como a demora em fazer efeito e o fato de muitas vezes causarem dependência. Assim, responde-se de maneiras diferentes a esses estímulos de cura, porque eles estimulam regiões diferentes do cérebro e, portanto, apresentam consequências singulares para cada atuação.

A importância do treino em MBCT é, pois, a retomada da autonomia do processo mental, a diminuição da ruminação de pensamentos (que nos leva à espiral de emoções negativas) e o desenvolvimento do novo foco de vida (o outro, o mundo) ao invés da visão autocentrada, que prevalece bastante em pessoas com depressão.

 

REFERÊNCIA:

BEGLEY, Sharon. Train Your Mind, Change Your Brain. Excerto: Mind over Matter – págs. 141-150.

 

MACKENZIE, Meagan e KOCOVSKI, Nancy. Mindfulness-based cognitive therapy for depression: trend and developments. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4876939/&gt;, acesso em 07.11.2017.

 

Grande abraço,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Coach (Resiliência) e Instrutora de Mindfulness. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (controle do estresse). Ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome da sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: contato@cristinamonteiro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *