Treinando palestrantes: apoio para uma conduta resiliente

Não dou asas. Acredito no potencial e treino a perfeição do voo.

Cristina Monteiro

pássaro na ponta dos dedos

 

Uma das vertentes do estudo da resiliência defende que esta é uma capacidade universal que, para se desenvolver, é necessário utilizar os próprios recursos e tricotá-los em estreita ligação com o ambiente (social e cultural).

Segundo alguns autores contemporâneos, resiliência é um fenômeno que pode ser compreendido e aprendido, não sendo, portanto, uma característica incomum e privilégio de poucos.

As qualidades da resiliência estão presentes na maioria das pessoas, mas precisam ser articuladas de modo correto e eficaz.

 

Meu trabalho como “tutora de resiliência”

Um dos fatores da resiliência é o reconhecimento da fonte de apoio e proteção assegurada pela rede social. Essas pessoas funcionam como “tutores de resiliência” (CYRUNLINK, 2004) ou como “figuras de apego” (BOLWBY, 2002) apud Marcelo Pelizzoli (2008).

Em síntese, resiliência tem sua base naquilo que pode ser extraído de melhor das relações humanas: das intervenções de apoio, otimismo, dedicação e amor.

 

 

Capacitando palestrantes

Nos últimos meses, servi de apoio (tutora) do desenvolvimento do coach e engenheiro Fernando Trota, que se tornou um exímio palestrante:

fernando-trota_redondo

Fernando Trota

Graduado em Engenharia pela Universidade Mackenzie e MBA em Finanças pelo Ibmec, possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro e gestão financeira de pequenas e médias empresas, onde ocupou diversos cargos de liderança.

Coach formado pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching), possui os títulos de Analista em Assessment DiSC® e Competência Assess® pela HPI – Human Perspectives International – EUA, além de Professional Coach Certification, Professional Executive Coach Certification e Leader Coach com certificação internacional pela – EUA e pela International Association of Coaching – EUA (IAC).

Atualmente também é consultor financeiro e sócio-diretor da Espiral Coaching & Consultoria.

Depoimento de Fernando

“A ajuda da Cristina e sua experiência como palestrante foram fundamentais para que eu tivesse sucesso na apresentação de uma palestra sobre finanças para um público de mais de 350 pessoas inloco e mais de 30 mil pessoas ao vivo pelas redes sociais. Cristina me deu insights, tanto de conteúdo, quanto de postura que foram determinantes para o sucesso da palestra. Muito obrigado!”

 

Desenvolvimento de potenciais pré-existentes

Por fim, destaco aqui alguns fatores de promoção de resiliência que se referem tanto a:

  • Condições objetivas (modelo de desafio (reconhecimento do problema, o acionamento de recursos para solucioná-lo e estabelecimento de metas))
  • Condições subjetivas (vínculos afetivos (notadamente a família) e sentido de propósito no futuro (motivação para o sucesso e fé num futuro melhor)).

 

Referência

PELIZZOLI, Marcelo. Cultura de paz: educação do novo tempo. Editora Universitária UFPE, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=oiCLX42fGR8C&pg=PA127&lpg=PA127&dq=resili%C3%AAncia+%2B+indiv%C3%ADduo+%2B+artigos+acad%C3%AAmicos+%2B+contempor%C3%A2neo&source=bl&ots=LaFSuWR9_X&sig=W7y7uk_-bz6Plg2Jd-gUZw9bhJo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi3jKPf6ITUAhWDHpAKHcCJBZUQ6AEIPDAD#v=onepage&q=resili%C3%AAncia%20%2B%20indiv%C3%ADduo%20%2B%20artigos%20acad%C3%AAmicos%20%2B%20contempor%C3%A2neo&f=false> acesso em 22.05.2017

 

Grande abraço,

 

Cristina Monteiro – Psicóloga, Psicopedagoga, Orientadora Profissional e de Carreira e Coach. Escritora (crônicas literárias, artigos acadêmicos e profissionais). Atende na Clínica com Psicoterapia (enfoque psicanalítico) e Coaching em Resiliência (vida e carreira), ministra palestras e treinamentos comportamentais em nome de sua empresa (Ponto de Palestras e Treinamentos). Escreve semanalmente neste blog. Acompanhe.

Contato: crifmonteiro@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *